A Revista Literária Cerrado Cultural é um espaço virtual de divulgação de escritores, poetas e amantes das letras e artes, que há mais de 20 anos existe de forma independente e democrática.
O site foi criado por Paccelli José Maracci Zahler, mantém o projeto há mais de 20 anos de forma ininterrupta e sempre pautado pela independência, ética, profissionalismo e é claro, paixão pela literatura.
Paccelli conta que inicialmente a publicação era feita em parceria com um portal em Portugal, mas foi interrompida após uma divergência com o parceiro, mesmo sendo um sucesso e recebendo um excelente volume de colaborações.
O fato chateou Paccelli, mas em um encontro na Biblioteca Nacional de Brasília com a escritora Vânia Diniz, mudaria o rumo do projeto. Incentivado por Vânia, Paccelli retomou o projeto usando a plataforma Blogspot, que caiu como uma luva na sua busca por independência e acessibilidade.
Aliás como Paccelli afirma: “ Com toda sinceridade, a musa inspiradora dessa revista foi a escritora Vânia Diniz”.
Assim nasceu a Revista Cerrado Cultural, uma publicação virtual independente, que não possui patrocinadores e sim colaboradores. Os autores podem enviar seus textos sem nenhum custo e as regras estão no próprio site.
“Eu a publico mensalmente, sempre no dia primeiro de cada mês. Isso tem sido feito ininterruptamente desde primeiro de janeiro de 2011. Em 2010, a revista foi tirada do ar no site português, o que foi um baque enorme. Foi um sufoco recuperar mensagens com colaborações. Creio que 90%delas foram recuperadas e republicadas mensalmente no www.revistacerradocultural.blogspot.com, a partir de janeiro de 2011 . Minha felicidade é que alguns textos serviram de referência para trabalhos acadêmicos.”
Para quem deseja conhecer, colaborar ou divulgar, o endereço é www.revistacerradocultural.blogspot.com e o e-mail de contato é cerrado.cultural@gmail.com
Obrigada Paccelli pelo seu lindo e incansável trabalho para a divulgação da nossa literatura!
Respostas de 6
Interessante! Vou conhecer. Admiro quem, apesar das dificuldades, persiste no sentido de fomentar e produzir cultura. Parabéns, Paccelli.
Grato, Basilina Pereira!
É admirável o trabalho do Paccelli. Identifico-me muito com essa forma de fazer literatura, do espírito colaborativo e da força de acreditar que pode ser diferente. É nisso que acredito e fico feliz quando encontro pessoas como ele.
Obrigado, Paccelli, pela revista, por seu respeito e carinho pelos escritores e escritoras e seu amor pela literatura independente.
Grato, Leandro! Abs
Interessante seu trabalho editorial. Parabéns!
Grato, Ildefonso de Sambaíba! Estamos sempre abertos a colaborações.