Desde 01 de Março de 2022

Algumas palavras do Dr . Mário

Vânia Moreira Diniz

Bom dia minha nobre amiga!

Um discurso com forte contextualização histórica. Excelente minha amiga!
Mais do que um discurso, um documento oficial, de relevância no conjunto histórico da literatura brasileira.

Parabéns nobre Imortal, Dra. Vania Diniz!

Amigo e confrade

Mário Carabajal

Leia o discurso na íntegra:

Presidente Meireluce Fernandes da Silva, Membros da mesa Diretora, Autoridades Convidados e amigos
Muito emocionada porque tive a oportunidade de ter como Patrono pela ALMUB o Escritor Austregésilo de Athayde que conheci há muitos anos quando minha madrinha Literária, a Grande Escritora Raquel de Queiroz que conheci garota em casa de meu avô, o Escritor Raymundo de Monte Arraes e de quem era prima e amiga me pediu para fazer uma pequena palestra sobre meu avô para a Academia Brasileira de Letras muito após meu avô ter falecido. Fui recebida com grande carinho pelo Escritor, na época Presidente. dessa extraordinária entidade literária. Soube então que o meu patrono na ALMUB e meu avô eram amigos. O meu discurso está arquivado no site Usina de livros.

Austregésilo de Athayde foi o Terceiro ocupante da Cadeira 8, eleito em 9 de agosto de 1951, na sucessão de Oliveira Viana e recebido pelo Acadêmico Mucio Leão em 14 de novembro de 1951. Presidiu a Academia Brasileira de Letras de 1959 até 1993. À frente dos destinos da Academia, consagrou-se como o consolidador, o grande realizador, permanentemente devotado à tarefa. de engrandecê-la espiritual e materialmente. A Academia tornou-se o centro de sua vida e ele converteu-se, com o passar do tempo, na própria encarnação da ABL, O interessante é que ele era jornalista, escrevia muito, mas, costumava dizer que antes de escritor era Jornalista e se incumbia de passar adiante as informações inerentes à sua profissão. Só saiu da presidência da Academia em 1993 quando faleceu. Minha enorme emoção em tomar conhecimento que esse extraordinário homem de Letras será meu patrono na ALMUB. Desejo agradecer com muito carinho o convite da Presidente da Almub, Meireluce Fernandes pelo convite tão importante para minha carreira literária e procurarei corresponder às suas expectativas. Muito emocionada.

Vânia Moreira Diniz

Vânia Moreira Diniz recebendo o diploma da Academia de letras e música do Brasil-ALMUB pelas mãos da Presidente Meireluce Fernandes e da Vice-presidente Basilina Pereira.

Compartilhar Artigo:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADOS

Você também pode gostar

Poesia Vânia Moreira Diniz

Grito de liberdade

Meu coração exprime alegria,Como um pássaro voa e canta,Deixo-o solto, pleno, à revelia.E meu sentimento ele encanta. Sensibilidade, doçura, amor,Nesse momento não defino,Só sei que

escritora Vânia Moreira Diniz, poeta humanista

Caminhos da Vida

Em minha jornada, sempre busquei o melhor para nós, moldando minha alma ao longo do tempo. Viemos ao mundo sem escolha, trilhando esta estrada entre

plugins premium WordPress