Por Lolô Fonseca – Cadeira 20
Uma declaração de Amor à ALB/DF.
Não é fácil falar de amor. Para isso precisamos demonstrar as emoções que esse sentimento imprime em nossos corações. É isso mesmo. O amor movimenta o que sentimos de mais bonito e que se expande sob o total controle do tempo.
Em 23 de agosto de 2010, portanto há 14 anos, nasceu em Brasília uma instituição pautada em ideais de amor às letras. Afinal, sem as letras o homem estaria mergulhado na solidão e na ignorância. A sociedade estaria fadada ao desaparecimento, pois a vida e seus ensaios giram em torno das construções que as letras projetam sobre as pessoas e seus ideais.
Assim, no coração de Brasília, surgiu a Academia de Letras do Brasil ALB/DF. Porém, nada surge do nada, assim acredito. As instituições nascem a partir de uma motivação para tal. O nascimento da ALB/DF foi o resultado do amor nutrido pela escritora Vânia Moreira Diniz à literatura. Apoiada por seu esposo, Paulo Diniz, encontrou os ingredientes necessários à desafiadora e nobre empreitada.
O Dr. Paulo Diniz, conceituado advogado, gostava das letras e sabia lidar com as questões inerentes ao mundo jurídico, impactado por necessidades e desejos do homem frente a vida. Esse homem fantástico, estudioso, competente e dedicado à família e aos amigos, logo percebeu que a nobreza dos ideais de Vânia Moreira Diniz também motivava o seu coração. Logo sentiu a imensa necessidade de se unir à esposa, no sentido de criar uma Academia com missão e valores compatíveis com os fundamentos literários. Estudaram, pesquisaram e sondaram o universo das letras, decidindo fundar a Academia.
E assim foi. A ALB/DF nasceu para cultivar as letras e abrigar escritores conscientes da necessidade de propagar e imortalizar suas obras. Não basta escrever. É necessário dar curso a esse ideal. É imprescindível fortalecer e proteger as edições literárias por meio da interação entre os escritores, cujos interesses, valores e percepções se coadunam com a nobreza da comunicação escrita.
No universo das letras é preciso compartilhar ideias, expectativas e conhecimento e, mais ainda, estar vinculado a uma instituição capaz de congregar em um mesmo ambiente os que desenvolvem a mesma prática. É necessário reforçar, cada vez mais que um escritor sozinho não vai longe. Ele precisa interagir de várias formas e com outras pessoas para crescer em sua jornada. Muitos utilizam os recursos da Internet, por meio das redes sociais, blogs e aplicativos para levar ao público seus trabalhos, tendo como suporte incontestável a força intelectual da instituição da qual faz parte.
Foi com esse objetivo que o casal Diniz fundou a ALB/DF, contando com o apoio e ingresso de valorosos escritores de Brasília. Foi preciso planejamento, definição de metas e de objetivos para que tudo se tornasse real e próspero. Cada escritor que ingressava na instituição a tornava mais enriquecida.
Nesse aniversário de 14 anos, sendo a ALB ainda adolescente, se considerarmos a sua idade, constatamos que ela vai em frente, vitoriosa em sua missão. Vai prosseguir sua jornada semeando, regando, fertilizando e acolhendo aqueles que decidirem amá-la e respeitá-la. O Dr. Paulo já partiu desta vida, mas seu legado continua vivo nas Cadeiras ocupadas pelos acadêmicos da ALB/DF e no coração de Vânia, escritora cada vez mais engajada na luta pelo crescimento da Academia.
Gratidão Vânia e Paulo Diniz. Gratidão aos escritores que passaram pela ALB/DF imprimindo nela as letras da coragem e determinação – seus presidentes e diretores. A tarefa não foi fácil e será, sempre, desafiadora, porém gratificante e nobre. Quem a presidiu, nesses 14 anos, merece os nossos aplausos e o nosso eterno reconhecimento. Tão eterno quanto pretendemos que sejam imortais as letras da ALB/DF.
À Edylsia, a nossa querida Gacy Simas, sua atual presidente, os nossos PARABÉNS por esta comemoração. Esta escritora é uma presidente que rega as nossas letras, motivando, encantando, semeando e extraindo delas os melhores frutos.
Pertenço à ALB/DF, Cadeira 20, e a amarei por toda a minha vida.
14 anos da ALB – Academia de Letras do Brasil/DF
Conteúdo atualizado pela equipe Essenciar
Respostas de 3
Linda e sincera declaração de Amor à ALB/DF. Obrigada Vânia Diniz por seu empenho e motivação. ❤️
Belissimo texto, um justo reconhecimento ao Dr Paulo que foi o pilar jurídico que sustenta nossa ALB.
Parabéns Lolo, saudações á confraria…
Belíssima mensagem