Desde 01 de Março de 2022

Recomeço Todos os Dias

Vânia Moreira Diniz

A vida é um vai e vem de emoções, felicidades, decepções e muita esperança. Todos os dias eu recomeço, no intuito de procurar uma razão para modificar-me e descobrir dentro de meu coração, um incentivo. Isso aconteceu desde a minha infância em que procurava observando o rosto triste de algum adulto, entender as razões e preocupações em seus olhares.

Quando aos quatro anos comecei a ler as primeiras frases, um mundo diferente se abriu para mim, como se eu não dependesse apenas de outra qualquer pessoa para me ensinar os mistérios, que se me apresentavam.

Meu primeiro olhar foi para o céu e costumava ficar deitada no terraço procurando entender aquele azul cristalino.

Mas foi mesmo aos 6 anos que embora sem poder explicar o que sentia iniciei o recomeço. Quando meus pequenos personagens se acercavam de mim através da minha leitura, eu vivia e procurava entender o que me acontecia naquele momento.

Mas foi aos nove anos quando recebi de meu pai a coleção dos livros de Monteiro Lobato que eu senti, que tudo que eu pensava e gostaria de saber, apesar de ser muito pequena estava naqueles livros que eu adorava.

Lancei-me com mais compulsividade à leitura, sem entender o porquê. Aos poucos procurava assimilar a diferença entre realidade e fantasia. Passava horas apreciando as estrelas brilhando e por vezes achava que a lua estava muito perto de mim. E amava imaginar peripécias em minha vida.

Com o passar do tempo quando publiquei meu primeiro livro, já na adolescência comecei a enxergar o verdadeiro sentido do recomeçar. E isso também obteve um reflexo em minha vida pessoal.

Na literatura recomecei sempre, observando minhas próprias palavras e procurando fazer com que elas fossem entendidas por todas as pessoas que me liam. Daí o recomeçar, o persistir, o enfrentar os desafios.

Com a maturidade senti que jamais poderíamos permanecer estáticas num mundo de desconhecimento e insensibilidade.

Por essa razão podemos descer ao fundo do poço e ter forças para recomeçar. E até hoje recomeço e acho que o farei até o fim de minha vida. E é isso que me fará persistir até o último momento e quando isso acontecer certamente recomeçarei definitivamente.

Vânia Moreira Diniz

Conteúdo atualizado pela equipe Essenciar

Compartilhar Artigo:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RELACIONADOS

Você também pode gostar

Vânia Moreira Diniz - escritora

Lágrimas e Risos

O último sábado foi um daqueles dias difíceis que nos pegam de surpresa. E como costumo abrir meu coração, não vejo razão para esconder este

Poesia Vânia Moreira Diniz

Grito de liberdade

Meu coração exprime alegria,Como um pássaro voa e canta,Deixo-o solto, pleno, à revelia.E meu sentimento ele encanta. Sensibilidade, doçura, amor,Nesse momento não defino,Só sei que

plugins premium WordPress