Muito fácil reconhecer uma verdadeira amizade principalmente na internet, onde o importante para certas pessoas nas redes sociais é ter amigos e curtidas fictícias e que na maioria das vezes nunca se aproximam. Acontece então que fica um grupinho curtindo “os amigos” que no momento lhes interessa ou porque é um nome que pode lhe dar a falsa impressão que o fará mais “famoso” ou mais procurado. E elevará muito o seu ego. E isso, a despeito de sabermos que o ego exagerado prejudicará aos próprios detentores dessa sensação. Pura fantasia e narcisismo que trará muitas decepções. No entanto se as pessoas saem de um determinado lugar que lhe dava notoriedade, esses amigos logo se distanciam. Eu sei exatamente quem são os meus amigos como também vejo muita hipocrisia nos amigos de muita gente que se acha bem cercada. Triste isso. Exatamente como acontece na vida real, mas eu acho ainda mais interessante observar no mundo virtual e tenho pena daqueles que são vítimas desse tipo de amizade.
A decepção e a dor devem ser tão grandes que costumo pedir a Deus que conscientize a todos nós. A vida é curta demais para arriscarmos nossos sentimentos numa disputa tão desprezível. Na verdade, tenho pena dos que agem com tamanho fingimento . Muito doloroso mesmo. E é só olhar para o lado que você vai tomar conhecimento de milhões de misérias humanas, de doenças que aparecem e atingem a todos nós sem fim e sem discriminação. E devíamos aproveitar cada minuto de nossas vidas em aperfeiçoar-nos e torna-nos pessoas sempre melhores. Vemos por exemplo determinadas pessoas que depois de se envolverem com outras desse tipo geralmente não será muito feliz. Isso porque quando estiverem em outros caminhos esse tipo de caráter acaba se revelando, e os veremos no mais profundo arrependimento. E o que são curtidas e milhões de amigos a nos cercar se falamos só com uma turma específica? E isso observamos até na mídia, com políticos que se afundaram tanto que agora pagam pelos erros conscientes. Pena, pena que essas pessoas não percebam a tempo que o melhor que temos a fazer é nos tornarmos pessoas melhores e mais autênticas. Lamento profundamente.
E na internet é muito fácil para alguém que a conheça bem perceber claramente esse fenômeno acontecendo todos os dias diante de nossos olhos. Triste, profundamente decepcionante. E ao mesmo tempo até cômico. Ser amigo é ser companheiro, é entender quando eles estão tristes ou alegres, e lançar uma frase verdadeira e um olhar carinhoso para aqueles que elegeram como amigos. Um amigo muito sábio me disse que o verdadeiro amigo é aquele que se sente feliz com o sucesso do outro. Por isso essa relação antagônica já o que procuram é ser mais vitorioso. Só isso. Muitíssimo doloroso ver como as pessoas que se deterioram por tão pouco. A vida é uma escada incansável que subida todos os dias nos ensinarão o bem e a verdade. No entanto já encontrei aqui nessa mesma internet pessoas tão maravilhosas, dedicadas, preocupadas, autênticas e que procuram o verdadeiro caminho que admiro profundamente. Esses sim, são meus amigos e amigas.
Vânia Moreira Diniz
Conteúdo atualizado pela equipe Essenciar