Quando entrei na internet acabava de fechar minha empresa, Curso de Treinamento de Línguas (CTL), que eu tinha montado e dirigido durante dez anos. Fechava não porque não tivesse dado certo, muito pelo contrário. Tínhamos 1000 horas-aula por mês e um movimento que me fazia trabalhar das 8 da manhã às dez da noite sem trégua. Acabei sofrendo um stress ao lado de que para cumprir meu sonho de escrever, entrava pela madrugada adentro.
Nessa época tinha escrito o livro Laura e artigos, crônicas, poemas textos para jornais, mas na verdade ainda não tinha publicado meu livro. E desconfiada se gostaria ou não, fiz minha caminhada na internet, mas sem muita certeza de nada.
Conheci Leila Miccolis depois de ter descoberto o site Blocos Online e ficado totalmente apaixonada por ele. Navegava ali, querendo mergulhar cada vez mais fundo mas tinha dúvidas se os escritores que dirigiam o site me dariam alguma oportunidade. Foi assim que escrevi a primeira vez para lá e meu texto foi publicado no dia seguinte.
Fiquei encantada porque aquele site era o próprio sonho quando eu mergulhava em suas páginas. Continuei a escrever e notei como Leila Miccolis, a coeditora do site era gentil e amiga. Sentia-me como se eu estivesse chegando num lugar estranho, hostil, por vezes e encontrasse alguém a me dar as mãos puxando-me da correnteza e orientando-me carinhosamente.
Não que a internet jamais tenha sido aterrorizante, mas agora depois de vinte e cinco anos de trabalho, reconheço que é muito mais fácil e prazeroso quando encontramos alguém tão amigo, extraordinariamente talentosa e competente como um verdadeiro leme.
Dias depois, muito perto do carnaval ela me deu uma dica para elaborar um texto sobre essa extraordinária festa folclórica e me senti estimulada quando o colocou no ar no mesmo dia e comentou no e-mail que gostava do meu modo de escrever.
Leila Miccolis une admirável arte e capacidade literária à humanidade, sensibilidade, carinho, nobreza não comuns no mundo de hoje e muito menos quando se chega a esse estágio de reconhecimento. No entanto é absolutamente sincera, jamais mascarando o que quer dizer e num misto de energia e doçura que encantam.
Aprendi muito com essa amiga tão especial, culta e dedicada, inteligente e compreensiva, sempre com uma palavra de apoio e ternura. E jamais nem que eu viva muitos e muitos anos esquecerei tudo que me transmitiu e nada que eu faça poderá retribuir o valor de seu calor humano e receptividade quando eu ainda engatinhava na internet.
E se consegui realizar boa parte de meus sonhos aqui devo à compreensão, confiabilidade e oportunidade dessa fabulosa e carismática mulher. Seria impossível dizer tudo que gostaria e que transbordou de lições imprevisíveis, apoio profundo resultando em amizade plena e admiração consistente pela querida e impressionante figura de Leila Miccolis.
Aqui está meu depoimento que há muito tempo quisera fazer e que se conservava bem dentro do meu coração, mas claro que as palavras por mais riqueza que eu queira imprimir não chegam nem de longe a retratar com exatidão uma personalidade como Leila Miccolis, sua fascinante presença profissional e pessoal, um talento genial que eu tive a inominável sorte de acompanhar de perto nesses últimos vinte e cinco preciosos anos.
Leila Miccolis é poeta, escritora de cinema, Teatro e TV
Conteúdo atualizado pela equipe Essenciar
Respostas de 3
Vânia querida,
que lindíssimo presente esse seu texto, festejando nossos 25 anos de amizade.
Dizem que os iguais se atraem, e eu acredito: a vida sempre acaba nos aproximando de pessoas maravilhosas, cuja generosidade e grandeza de caráter se expressam não apenas na literatura, mas no convívio humano sincero e afetuoso. Um desses seres raros e preciosos é você, que ilumina a vida de quem tem o privilégio de conhecê-la; sinto-me abençoada por poder contar com o seu apoio incondicional em todos os momentos. Parabéns para nós e para nossas maravilhosas bodas de prata de amizade. Espero que possamos continuar compartilhando muitas outras jornadas juntas nos próximos 25 anos e além, sempre unidas como estamos agora, de mãos dadas. Zilhões de beijos e minha imensa gratidão.
Leila querida,
Maravilhoso seu comentário. Realmente 25 anos de bodas de prata dessa amizade maravilhosa, que enriqueceu minha vida. Sim teremos muitas jornadas pela frente e sempre de mãos dadas. A sua amizade, dedicação, competência e generosiade não têm preço. Impossível dimensionar esse sentimento. Gratidão! conte sempre com meu apio e em qualquer circunstância.
Vânia, você é a própria Mulher Maravilha: forte, guerreira, mas carinhosa e sensível.