Introdução
Vânia Moreira Diniz é uma figura proeminente no cenário literário brasileiro. Como poetisa, escritora e humanista, sua trajetória é marcada por uma dedicação intensa às artes e à cultura. Além disso, ela tem o prestígio de ser imortal da Academia de Letras do Brasil (ALB) e foi a presidente fundadora do Núcleo do Distrito Federal dessa academia. Vânia compartilha suas experiências, inspirações e a importância da literatura em sua vida.
1 – Qual a origem e Influências de sua carreira literária?
R: A influência veio de meu avô escritor e criada num meio cultural que me estimulava e comecei a escrever aos 7anos de idade. Meu primeiro livrinho foi publicado por meu avô nessa idade.
2- Livros solos de sua autoria e sua trajetória.
R: O Romance Laura, pelos caminhos da vida, Pelos caminhos da alma, Ciganinha, Horizonte, Olhos Azuis, Fragmentos, Aquarela em poesia, 60 anos de poesia e muitos outros. Ao todo 15 livros solos.
3-Sei que foram muitos os prêmios e reconhecimentos ao longo de sua carreira, pode citar alguns?
R: Prêmio Literário Dra. Vânia Diniz, Título de Filósofa Imortal Honoris causa, em reconhecimento à minha produção “univérsica filósofo imortal”, de projeção Internacional, Embaixadora imortal da paz pela Omddh, personalidade de Brasilia, atualmente Conselheira Superior das Organizações da ALB de ordem de Platão, e muitas outras iniciativas que se destacaram em literatura, filosofia e humanidade.
4 – Como humanista e ativista, pode citar ocorrências que a deixaram feliz?
R Sim. Muitas. Mas vou dizer algumas que me emocionaram. Ter acolhido 2000 escritores em meu portal, muito deles atuando atualmente na literatura com brilhantismo. E ter acolhido um morador de rua para fazer uma apresentação de poesias que sabia de cor. Poder ter oferecido meu apoio a todos que ansiavam para estudar. visitar lugares mais humildes para um intercâmbio e com meus próprios recursos. Ter tido liberdade de realizar tudo com o apoio irrestrito do Presidente Nacional, Mario Carabajal.
5- Pode descrever sua trajetória na Academia de Letras do Brasil?
R: Minha trajetória me emociona. Entre outras: Fui convidada pelo Presidente Nacional para fundar a Academia de letras do Brasil do Distrito federal e ter sido sua Presidente durante 10 anos em duas gestões indicando depois André Pullig para as eleições. Ter fundado bibliotecas em lugares para difundir a cultura, atuado para que o talento predominasse em minhas indicações em todas as classes sociais, ter seguido as metas de Platão e jamais ter recusado orientar os escritores iniciantes que me procuravam. E ter convidado grandes e talentosos escritores para fazerem parte da Academia. Isso entre outras decisões importantes. E naquela época tive que realizar praticamente sem ajuda efetiva vários eventos importantes para a cultura. Apoiar a arte em outros segmentos importantes seja de música, arte plástica e outros. Apoiar o núcleo jovem para que pudessem interagir dentro da Academia. E sempre ter demonstrado simplicidade em minhas gestões.
Conclusão
A entrevista com Vânia Moreira Diniz revela uma mulher cuja vida e obra são dedicadas à arte, à cultura e à humanidade. Sua trajetória é um testemunho do poder transformador da literatura e da importância de lutar por um mundo melhor. Como poetisa, escritora e humanista, Vânia deixa um legado duradouro que continuará a inspirar futuras gerações.
Entrevista publicada no blog: https://escritosdepaolarhoden.blogspot.com/p/entrevista-vania-diniz.html
Conteúdo atualizado pela equipe Essenciar