Procurei-o em um momento delicado da minha vida, em que um poderoso stress tomava conta de mim. Ao olhar-me verificou o quanto estava tensa. E não foram remédios, mas seu profundo conhecimento da pessoa humana, seu pendor para a medicina, suas mãos dadas com a solidariedade e a amizade forte e imensa que me trouxe de novo a tranqüilidade que eu havia perdido.
Aprendera a lidar com médicos desde pequena por uma convivência absolutamente natural, dentro de minha casa porque muitos membros da minha família o eram. E o Dr Paulo Filomeno se enquadrava justamente nessa categoria dedicada, estudiosa e humana que eu estava habituada desde que nascera.
Muitas vezes o vi passando dores particulares, como acidente e doenças graves na família, mas a sua presença mesmo nesses acontecimentos era suave e solícita. O importante é que sempre me passou uma forte impressão de segurança acrescentado ao tratamento que empreendia.
Já o conhecia há bastante tempo, mas quando o procurei muitas coisas tinham acontecido na minha vida que me levavam até lá. Tinha perdido meu pai há pouco tempo e ele sempre me pareceu que era além de seu conhecimento, experiência e talento um ouvinte atento e profundamente amigo.
Em inúmeras oportunidades quando me sentia impotente e os sofrimentos e as dores alteravam todo o meu sistema nervoso ele ia ao âmago do problema e sua extrema serenidade e compreensão me reintegravam a uma vida normal. Ainda muito jovem possui, no entanto, esse pendor raro que se encontra em alguns médicos que conheço, mas que realmente depende de uma vocação congênita.
Dr Paulo Filomeno está sabendo fazer de sua vida um exercício de dedicação e carinho. Entendendo, dedicando, esquecendo por vezes dele próprio, estudando com afinco tal que muitas vezes como amiga e quando conversamos lembro-lhe que deve se cuidar.
A sua preocupação com o ser humano me leva a dizer com toda a segurança que Dr. Antônio Paulo Filomeno está fazendo de sua existência uma experiência que as pessoas podem admirar e trazendo para outras exemplo de um quase sacerdócio nessa abnegada profissão. Ele sabe que o médico é ou pelo menos deveria ser diferente de todas as carreiras porque cuida diretamente da felicidade e bem-estar das pessoas em geral.
Quero, portanto prestar a minha homenagem a esse amigo incondicional, presente em todas as horas, disposto a ajudar nas situações mais delicadas e que mesmo tendo sua vida pessoal age como se seu mundo fosse o consultório em que recebe sempre com um meigo sorriso seus clientes.
Desejo continuar prestando essa homenagem pelo carinho persistente e que provavelmente se estenderá por toda a sua vida e agradecer os momentos em que esteve ao meu lado nos dias difíceis de perdas e doenças em minha família que me levavam a reações traumatizantes. E também por constatar a cada minuto que esse mundo conturbado é enriquecido por pessoas como ele. Que sabem o poder instantâneo do carinho, da amizade, do altruísmo, da sensibilidade e da enorme competência.
Também aqui fica e não poderia deixar de ser o meu respeito a esse talento entremeado de saber e capacidade que fazem dele o Dr Antônio Paulo Filomeno, meu médico e meu amigo.
Obrigada, amigo. Obrigada Doutor.
Vânia Moreira Diniz
BsB, Domingo 22-10-2000
Dr Antônio Paulo Filomeno é Médico Cardiologista, especialista pala Sociedade Brasiliense de Cardiologia. Diretor-Geral do Centro de Estudos do Hospital Santa Lúcia-Brasília.DF-
Diretor-Proprietário da Clínica cardiológica Dr. A.P. Filomeno
Conselheiro Honorário das Aldeias Infantis SOS Kinderdorf Internacional